O Centro de Informação Europe Direct de Bragança e a Câmara Municipal de Miranda do Douro têm patente na Casa da Música Mirandesa de 15 a 24 de Maio, uma exposição alusiva à Política Agrícola Comum feita para assinalar o seu 50º aniversário.


Em 2012 assinalou-se o 50º aniversário da implementação da Política Agrícola (PAC), uma pedra angular da integração europeia, que proporcionou aos cidadãos europeus cinco décadas de abastecimento seguro de produtos alimentares e um meio rural vivo.

A PAC foi criada para proporcionar aos cidadãos da União Europeia alimentos a preços acessíveis e garantir um nível de vida equitativo aos agricultores. Passados 50 anos, estes objetivos mantêm-se válidos.

Ao longo deste período a PAC atravessou três períodos principais, sendo de salientar o facto de ter levado a Europa da escassez alimentar à abundância, foi alterada e adaptada para fazer face aos novos desafios ligados à sustentabilidade e ao ambiente e alargou o papel dos agricultores no desenvolvimento rural para além da mera produção alimentar.

Atualmente, esta política é de novo objeto de reforma procurando dar resposta aos desafios económicos, ambientais e territoriais que a Europa enfrenta neste momento.

Esta exposição explica sucintamente, o percurso das diferentes etapas da construção europeia no setor da agrícola, salientando neste percurso o abastecimento da população europeia em alimentos seguros e de qualidade.

A visita à exposição carece de marcação prévia.

Enviar um comentário