Notícias do Nordeste domingo, junho 02, 2013 A+ A- Print Email
A Semana Europeia de Geoparques assinala-se de 24 de maio a 9 de junho em toda a Rede Europeia de Geoparques (EGN). O Geoparque Terras de Cavaleiros (GTC) associa-se a esta iniciativa que promove a biodiversidade, o património geológico, a geoconservação, a economia e a preservação ambiental no território através da realização de eventos destinados a informar e sensibilizar a população sobre as atividades geoturísticas e educativas no território.

O programa de atividades iniciou com a participação do GTC na V Macedo Mostra nos dias 24, 25 e 26 últimos. No sábado, dia 25, foi inaugurada a Estação de Biodiversidade de Santa Combinha, com um percurso interpretativo guiado ao longo dos 2,6 km, onde foi possível observar algumas das 43 espécies de borboletas diurnas aqui presentes. Nesse mesmo dia, foi realizada uma reunião do Conselho Científico do GTC que contou com a presença de Elisabeth Silva, responsável pela área das ciências da Comissão Nacional da UNESCO.

No dia seguinte, o Parque Municipal de Exposições acolheu a 9ª edição do Dia do Agricultor, num dia que procurou homenagear os homens e mulheres da lavoura, promovendo também este importante setor na economia local e nacional.

De 27 de maio a 9 de junho, o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros acolhe a exposição “Geoparques de Portugal” criada no âmbito do Fórum Português de Geoparques e que marcou presença na GeoExpo realizada em janeiro na Assembleia da República. Ontem, dia 29, o GTC realiza uma ação de sensibilização aos militares da GNR no posto territorial de Macedo de Cavaleiros.

No próximo sábado, dia 1 de junho, o Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Paulo Guilherme Lemos, visita o GTC e irá inaugurar, às 12h, a sua sede, localizada no R/C do Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros.

A iniciativa é também alargada à rádio local (Rádio Onda Livre) e às redes sociais, nomeadamente ao Facebook. Na página oficial do GTC (www.facebook.com/terras.cavaleiros) é lançado um concurso de perguntas entre 3 e 7 de junho, que procura aprofundar o conhecimento das pessoas sobre este projeto, e oferece 10 mochilas de caminheiro aos vencedores, desafiando-os a partir à descoberta dos 24 percursos pedestres no território.

As atividades da Semana Europeia de Geoparques em Macedo de Cavaleiros são alargadas além da data de comemoração oficial. Entre 11 e 14 do próximo mês, a exposição “Geoparques de Portugal” estará patente em alguns dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento Vertical de Escolas. Nos dias 6, 7, 11 e 12 os alunos de 4 turmas do 1º Ciclo participarão com a ajuda da equipa técnica do GTC num dos novos programas educativos.

Em junho, que é também o mês do ambiente, os alunos do ensino pré escolar do Polo I e os do 1º Ciclo dos Polos I e II, no âmbito do projeto Eco-Escolas, apresentam um conjunto de trabalhos que abordam a temática da energia e da água, numa exposição patente no Centro Cultural entre os dias 1 e 7.

No dia 5, a comemoração do Dia Eco-Escolas e do Dia Mundial do Ambiente leva as crianças a realizarem às 10h uma “marcha pelo ambiente” com o tema Proteção Ambiental.

A 13 de junho, os alunos do jardim de infância de Morais organizam nesta localidade o Mercadinho Sustentável, numa iniciativa em que as crianças apresentam os produtos gerados nas hortas criadas na escola e que eles semearam e cultivaram ao longo do ano. É altura também para venderem alguns dos produtos transformados com base em receitas saudáveis e sem desperdícios de resíduos.

Sabe o que é o Geoparque Terras de Cavaleiros?
O Geoparque Terras de Cavaleiros é o território correspondente à área administrativa do concelho de Macedo de Cavaleiros, em que são conjugados o elevado valor geológico, internacionalmente reconhecido, o notável património natural, a sua identidade cultural, os produtos locais, a rica gastronomia e a arte de bem receber das suas gentes.

O singular Património Geológico dá a oportunidade de realizar uma viagem ao interior da Terra, despertando o interesse de geólogos de todo o mundo. O Património Natural é diferenciador, com paisagens deslumbrantes e preservadas ambientalmente.

Aqui, são muitas as tradições preservadas, mantendo viva a identidade do povo, que conserva o segredo de tratar a terra, a mestria com que confeciona os seus pratos e o carinho com que acolhe aqueles o visitam. O Geoparque Terras de Cavaleiros assume um papel proativo no sentido de estimular o turista a viver experiências gratificantes, que o façam tornar-se num protagonista ativo e não um mero observador da paisagem. Contribui para a afirmação deste como um destino geoturístico de excelência, que proporciona vivências científicas, educativas e culturais, onde todas as vertentes desta abordagem contribuam para o desenvolvimento sustentável do território, mantendo intactas as suas caraterísticas naturais e a autenticidade das suas gentes. É coordenado pela Associação Geoparque Terras de Cavaleiros, que tem como associados a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, a Associação dos Produtores Agroflorestais da Terra Quente (AGRIARBOL), a Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente (DESTEQUE), a Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, CRL (CERCIMAC), o Instituto Piaget, a Terras Quentes – Associação de Defesa do Ptrimónio Arqueológico do Concelho de Macedo de Cavaleiros, a Federação de Agricultura de Trás-os-Montes (FATA), o Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Agrupamento Vertical de Escolas de Macedo de Cavaleiros, a Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Macedo de Cavaleiros.

Enviar um comentário