A igreja de São Martinho do Peso, concelho de Mogadouro, já está a ser recuperada dos danos causados por um incêndio que deflagrou no seu interior no dia de Natal de 2010.




Um curto-circuito provocado pela iluminação do presépio que se encontrava montado junto de um dos altares do templo esteve na origem do acidente que quase destruiu por completo o templo, não fosse o alerta na altura dado por uma jovem que passava nas imediações da igreja e se apercebeu do fumo que saía do interior do templo, alertando as pessoas que se encontravam num café das proximidades.

Os danos provocados pelas chamas foram"significativos", já que os cinco altares da igreja foram afectados, havendo mesmo um que ficou parcialmente destruído, enquanto os outros sofreram danos "avultados" provocados pelo fumo gerado pelo incêndio.

Mas o templo já se encontra a ser recuperado, graças ao empenho da população local que quis ver a sua igreja novamente funcional. O trabalho de restauro foi custeado pela Comissão fabriqueira da Igreja Paroquial de São Martinho do Peso e por doações dos seus habitantes e amigos da Terra, que conseguiram angariar o montante para pagamentos desses trabalhos, num total de aproximadamente dez mil euros.

O restauro foi efetuado por uma empresa do Nordeste Transmomntano, sediada em Torre Dona Chama - a Angelim - Atelier de Conservação e Restauro, e por técnicos de conservação e restauro devidamente credenciados, tendo estado envolvidos três colaboradores nos trabalhos realizados durante aproximadamente seis meses. (Escultura e retábulo).

“Durante os trabalhos na escultura foram descobertos vestígios da policromia original e após contacto com o pároco e com a anuência da Comissão de Arte Sacra da Diocese de Bragança, foi tomada a decisão de remover o repinte e restaurar a imagem na sua policromia original”, disse ao Notícias do Nordeste Pedro Castro, responsável técnico pela operação.

Nesta primeira ação recuperou-se apenas um altar, faltando ainda realizar operações de conservação dos outros retábulos da igreja, que embora não tenham sido tão danificados no incêndio, ficaram muito sujos em consequência do fumo que a no Natal de 2010 a invadiu na sequência de um incêndio.

Enviar um comentário