O Projecto “Aldeias de 4ª geração” destinado a 6 freguesias de Bragança e Vila Real não foi aprovado por falta de verbas.
Este projecto prometia revolucionar a realidade das 6 aldeias que foram seleccionadas pela sua dinâmica a nível agrícola e de outras actividades, tendo sido já alvo de investimento do Estado.
A ideia central deste projecto era baseada em modelos já testados na França e na Alemanha e que objectivam o desenvolvimento rural através da agricultura. Os projectos têm em linha de conta o que já existe na aldeia e procuram o seu melhoramento, com vista a criar novos postos de trabalho e combater a desertificação.
Apesar do descontentamento, Abreu Lima (dirigente da FATA Federação de Agricultores de Trás -os- Montes (que aponta a burocracia como condicionante para a não aprovação do projecto), diz que a ideia não está abandonada.
Este dirigente acredita que o 4º Quadro Comunitário de Apoio em 2007 fará rejuvenescer estes projectos, pois irá contemplar um plano em Defesa do Mundo Rural.Carlos Duarte de Oliveira disse ainda que no próximo quadro comunitário haverá lugar para um novo plano de Desenvolvimento rural e que irá ser criado um grupo de trabalho do Ministério da Agricultura que terá os olhos postos nesta matriz.
Susana Magalhães
Enviar um comentário