São cinco os concelhos da Associação de Municípios da Terra Quente Transmontana que vão promover um encontro entre gerações.
O evento tem o título "Aprender a ler na vida da Terra Quente" e vai ser coordenado pelo animador sócio- cultural Nuno Cruz.Já em meados do presente mês em Carrazeda de Ansiães será levado um grupo de idosos às escolas do primeiro ciclo e do ensino básico para contar aos mais novos as histórias que a suas memórias ainda conseguem guardar.
As antigas lendas, contos, contas, cantigas, estarão entre o imenso acervo documental que vive na memória colectiva dos mais idosos das nossas aldeias, e serão transmitidas aos mais novos para que estes as possam recriar através da sua imaginação e capacidade artística.
Algumas dessas narrativas serão mesmo dramatizadas e apresentadas posteriormente ao público sob a forma de uma peça de teatro.
A iniciativa tem também como objectivo recolher em Vila Flor, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Carrazeda de Ansiães e alfândega da Fé, o imenso espólio que integra o património imaterial destes cinco concelhos nordestinos e posteriormente passar para livro toda a informação compilada.
De salientar a oportunidade desta acção, uma vez que o imenso espólio colectivo que faz parte da tradição oral corre sérios riscos de se perder, porque também se vai perdendo toda a contextualização do antigo mundo rural e com ele os diversos ciclos de trabalho e lazer que integravam o quotidiano das antigas aldeias nordestinas.
[03-02-2005] L.P
Enviar um comentário