A Praia Fluvial do Azibo ganhou pelo segundo ano consecutivo o galardão azul, símbolo de qualidade da água e da educação ambiental. Mas, este ano, as atenções estiveram voltadas para a presença de Ilda Moniz, secretária de Estado Adjunta da Reabilitação, que esteve presente nas cerimónias a entregar mais uma bandeira à referida praia, desta vez a bandeira da acessibilidade. Uma bandeira branca que indica a preparação e adequação da praia para cidadão com capacidades de mobilidade reduzida.
Mas, como explicou o autarca de Macedo de Cavaleiros, Beraldino Pinto, nem só os acessos devem estar preparados para receber pessoas com capacidades motoras reduzidas, mas também as casas de banho devem ser equipadas e reformuladas e ainda existir na praia transporte próprio que permita a esses cidadãos encaminhar-se para a água.
Das 24 praias da região, o Azibo é a única que tem bandeira azul. Aliás, em todo o país apenas há duas praias fluviais com direito a este símbolo de mérito e muitos quilómetros as separam. A outra está no Alto Alentejo no distrito de Portalegre. Guedes Marques, vice-presidente da CCDRN – (Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Norte) salienta que estas estruturas são favoráveis ao desenvolvimento sustentável da região, pois atraem quem não tem possibilidades de fazer férias noutro ponto de país ou no estrangeiro.
Na cerimónia estiveram também representantes do INAG, da Associação da Bandeira Azul da Europa e do júri de atribuição da bandeira azul para zonas balneares. No mesmo dia foi ainda também inaugurado o pavilhão multiusos de apoio aos desportos que se podem praticar na região do Parque Natureza do Azibo.
Miguel Midões [21-06-2005]
Enviar um comentário