Os autarcas do Parque Natural do Douro Internacional, que foram surpreendidos domingo com uma resolução do Conselho de Ministros que aprova o plano de ordenamento da área protegida, manifestam esta segunda-feira ao ministro do Ambiente, Nunes Correia, o seu descontentamento com a medida.
Os presidentes das Câmaras da área do Parque, que desconhecem ainda o conteúdo do plano, queixam-se de não ter tido conhecimento prévio da decisão do Governo, adianta a Rádio Renascença.
Recordam que o plano de ordenamento tinha sido já precedido por uma «acesa contestação» e contrapropostas à proposta inicial considerada «só com restrições», acrescenta a emissora.
Um dia antes da decisão do Executivo, os autarcas de Miranda do Douro, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta e Mogadouro, os quatro municípios que integram o Douro Internacional, foram convidados para um encontro com o ministro do Ambiente, que terá lugar esta segunda-feira, na estação ferroviária de Barca D´Alva.
Os autarcas da área do Parque temem que não sejam contempladas as propostas de alteração apresentadas durante o período de consulta pública, entre as quais o direito de preferência sobre os operadores privados das iniciativas das autarquias para aproveitamento turístico das albufeiras, nomeadamente do Douro.
NN / PNN [07-06-2005]
Enviar um comentário