A partir da próxima sexta-feira, dia 11 de Novembro, os visitantes do Castelo de São Jorge, em Lisboa, vão poder ver uma exposição de autoria do fotógrafo Oliviero Toscani dedicada ao burro mirandês e dar passeios de burro, entre outras actividades.
Patente até 31 de Janeiro de 2006, a exposição «Hardware + Software = Burros» tem por objectivo «dar a conhecer o burro das terras de Miranda, actualmente em vias de extinção».
A inauguração da mostra terá lugar pelas 15h00 de sexta-feira, Dia de São Martinho, altura em que terá lugar um magusto que contará com a presença do autor da exposição, o fotógrafo italiano Oliviero Toscani.
O primeiro núcleo é constituído por um percurso expositivo, composto por 50 painéis de grande formato com base na recolha fotográfica do antigo director de arte da Benetton.
O segundo núcleo foi pensado fundamentalmente para os mais novos, e proporciona, por sua vez, a presença e o contacto com alguns destes animais provenientes do Nordeste Transmontano.
Em complemento à exposição e ao contacto com os animais, o Serviço Educativo do Castelo oferece um conjunto de ateliers artísticos, destinados a crianças entre os 4 e os 12 anos, cujo intuito é «despertar os mais novos para actividades no campo da expressão plástica, tendo por base os burros».
A iniciativa é promovida pela EGEAC - empresa municipal de gestão de equipamentos e animação cultural, Associação Sete Sóis Sete Luas e Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA).
NN / PNN[10-11-2005]
Enviar um comentário