A“IV Feira da Castanha e Outros Produtos da Terra” vai ter lugar, em Macedo, pelo quarto ano consecutivo, entre os dias 11 e 13 de Novembro, na Nave do Parque Municipal de Exposições. Um certame organizado pela Câmara Municipal Macedense e que conta com cerca de 40 expositores de produtos agro-alimentares, tasquinhas regionais e ainda com o lançamento do livro “Castanha: Saberes e sabores” do escritor Jorge Lage.
O objectivo da “Feira da Castanha” é “promover este fruto enquanto produto de desenvolvimento económico significativo”, como afirma Sílvia Garcia, vereadora da Câmara Municipal. Segundo a responsável, “é necessário fomentar o consumo da castanha e dar a conhecer as vantagens de incluir este fruto na cultura e gastronomia da região transmontana”.
Durante os três dias do certame poderá participar numa conversa a propósito das castanhas que tem como moderador Artur Cristóvão, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, assistir à actuação de vários grupos culturais e recreativos, assim como o da Casa do Povo de Macedo de Cavaleiros, o de Pauliteiros de Salselas e o de Gaitas de Ourense e ainda presenciar o lançamento do livro de Jorge Lage, intitulado “Castanha: Saberes e sabores”. Ao percorrer as páginas do livro pode conhecer a história e evolução do castanheiro ao longo dos tempos, bem como a sua importância. Para o escritor transmontano, “é importante que este fruto se torne uma mais valia da região”.
A castanha é um fruto nutritivo, de importante valor energético e a sua comercialização representa uma das principais receitas do Nordeste Transmontano. No entanto, este ano, devido ao prolongado tempo seco e quente, a produção da castanha sofreu uma quebra de 60% relativamente ao ano anterior.
Elisabete Paredes [10-11-2005]
Enviar um comentário