Não vai haver uma ferrovia alternativa ao troço de linha que vai ficar submerso pela albufeira da futura barragem de Foz Tua, anunciou fonte da empresa em declarações ao Jornal de Notícias (JN).
A Declaração de Impacto Ambiental prevê a realização de um estudo de viabilidade para a construção de um troço alternativo à linha que vai ficar submersa, mas a EDP mostra-se desde já indisponível para a concretização dessa alternativa. “O projecto não vai contemplar a construção de uma nova linha ferroviária”, disse fonte da empresa citada pelo JN.
Até Julho de 2010 a eléctrica nacional apresentará ao Governo o projecto de construção da barragem e todas as soluções adoptados para a minimização dos impactos, sendo certo que as ligações entre a estação ferroviária do Tua e a estação de Brunheda, no concelho de Carrazeda de Ansiães, será efectuada por transportes rodoviários, estando em cima da mesa a adopção de uma solução não poluente.
Entre Brunheda e Mirandela continuará a ser utilizado o metro de superfície. A EDP refere-se também à criação de um cais localizado em território do concelho de Alijó, onde serão recolhidos os turistas que depois serão transportados de barco até um outro cais localizado próximo da estação de Brunheda, onde o comboio terá a sua última estação a jusante do curso do rio.
Uma Agencia Regional de Desenvolvimento para dinamizar o turismo nos territórios concelhios abrangidos pela albufeira, é uma outra promessa realizada pela EDP. O objectivo é congregar num único corpo de desenvolvimento local as autarquias e os agentes privados, de forma a gerar condições para a criação de postos de trabalho associados à actividade turística que se pretende fomentar no Vale do Tua.
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