Ainda não é uma informação oficial mas afirma-se com alguma frequência que os primeiros quilómetros da Linha do Tua poderão começar a ser desmantelados já no início do próximo ano. O ano de 2010 corresponderá ao arranque da construção da barragem de Foz Tua que vai submergir um significativo troço desta centenária linha ferroviária.
Por tal motivo o Partido Ecologista os Verdes (PEV) questionou o Governo, através do ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, sobre o alegado levantamento de carris numa pergunta realizada na Assembleia da República.
O PEV quer saber se a s informações que circulam na cidade de Mirandela são verdadeiras e se é efectivamente verdade que "no início de Janeiro", serão "levantados os primeiros quatro quilómetros de carris da linha ferroviária do Tua, junto à foz do Tua, com implicações na sua ligação à linha do Douro".
Desde 22 de Agosto de 2008 que a circulação está suspensa na maioria do percurso que liga Mirandela a Foz Tua devido a um acidente que provocou uma vitima mortal e alguns feridos ligeiros.
Desde essa altura que o futuro da linha ficou condicionado ao desenvolvimento do projecto hidroeléctrico que aqui se pretende implementar, e após a realização do Estudo de Impacto Ambiental e da emissão da respectiva Declaração de Impacto Ambiental (DIA) que ficou bem claro que a barragem iria ser construída, levando com ela um significativo troço desta antiga ferrovia.
Para o partido ecologista, a confirmar-se a notícia de que os primeiros 4 quilómetros de carris começarão a ser levantados já no próximo mês de Janeiro, "torna-se profundamente preocupante esta informação" porque, sublinha aquele partido “ainda são desconhecidas as alternativas à parte da linha que vai ficar submersa com a construção da barragem de Foz Tua”.
O PEV reivindica a apresentação de um projecto alternativo de transportes que faça face ao troço que vai ser submerso, conforme a medida estipulada na DIA, lembrando ainda que há cerca de um mês um estudo independente da União Europeia veio confirmar que o Programa Nacional de Barragens vai contribuir para uma maior degradação da qualidade da água e que os proveitos estão ainda estão por provar".
"Os Verdes" lamentam ainda que estas informações coincidam com a Cimeira de Copenhaga, referindo que "o transporte ferroviário é a resposta a um dos maiores focos de poluição que é o paradigma da mobilidade centrado no sector rodoviário".
Por tal motivo o Partido Ecologista os Verdes (PEV) questionou o Governo, através do ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, sobre o alegado levantamento de carris numa pergunta realizada na Assembleia da República.
O PEV quer saber se a s informações que circulam na cidade de Mirandela são verdadeiras e se é efectivamente verdade que "no início de Janeiro", serão "levantados os primeiros quatro quilómetros de carris da linha ferroviária do Tua, junto à foz do Tua, com implicações na sua ligação à linha do Douro".
Desde 22 de Agosto de 2008 que a circulação está suspensa na maioria do percurso que liga Mirandela a Foz Tua devido a um acidente que provocou uma vitima mortal e alguns feridos ligeiros.
Desde essa altura que o futuro da linha ficou condicionado ao desenvolvimento do projecto hidroeléctrico que aqui se pretende implementar, e após a realização do Estudo de Impacto Ambiental e da emissão da respectiva Declaração de Impacto Ambiental (DIA) que ficou bem claro que a barragem iria ser construída, levando com ela um significativo troço desta antiga ferrovia.
Para o partido ecologista, a confirmar-se a notícia de que os primeiros 4 quilómetros de carris começarão a ser levantados já no próximo mês de Janeiro, "torna-se profundamente preocupante esta informação" porque, sublinha aquele partido “ainda são desconhecidas as alternativas à parte da linha que vai ficar submersa com a construção da barragem de Foz Tua”.
O PEV reivindica a apresentação de um projecto alternativo de transportes que faça face ao troço que vai ser submerso, conforme a medida estipulada na DIA, lembrando ainda que há cerca de um mês um estudo independente da União Europeia veio confirmar que o Programa Nacional de Barragens vai contribuir para uma maior degradação da qualidade da água e que os proveitos estão ainda estão por provar".
"Os Verdes" lamentam ainda que estas informações coincidam com a Cimeira de Copenhaga, referindo que "o transporte ferroviário é a resposta a um dos maiores focos de poluição que é o paradigma da mobilidade centrado no sector rodoviário".
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