O Instituto de Meteorologia colocou em aviso amarelo 15 distritos devido à “persistência de valores baixos de temperatura mínima”. Os distritos onde as temperaturas podem atingir valores mais baixos são os de Vila Real e Bragança.

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou para a descida da temperatura e recomendou a adopção de algumas medidas de prevenção e autoprotecção devido ao frio, como os cuidados com o aquecimento do lar.

Para os próximos dias, o IM prevê céu pouco nublado ou limpo e uma descida progressiva da temperatura, em especial durante a noite.

A Protecção Civil recomenda que seja dada especial atenção à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, uma vez que aumenta o perigo de acidentes rodoviários. Por isso, as autoridades já estão a espalhar sal nas principais estradas dos distritos de Vila Real e Bragança como medida preventiva contra a acumulação de gelo ou neve.

O tenente-coronel Melo Gomes, comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro de Bragança, disse à Agência Lusa que, como medida preventiva contra a acumulação de gelo, está a ser espalhado sal pelas principais estradas daquele distrito, como o Itinerário Principal 4 (IP4) ou as nacionais 206 entre Bragança-Torre D. Chama e Chaves e 103, também que liga Bragança a Chaves.

Cenário idêntico está previsto para as estradas do distrito de Vila Real, como as nacionais 15, na serra do Marão e alternativa ao IP4, ou a EN2, que lida a sede do distrito a Chaves. Os dois limpa-neves da Estradas de Portugal também já estão a postos para intervirem, um para cada distrito. Álvaro Ribeiro, responsável pela protecção civil municipal de Vila Real, referiu que estão a ser tomadas medidas internas no sentido os meios estarem preparados para actuar se se confirmarem as previsões meteorológicas que apontam para queda de neve a partir dos 400 metros entre terça-feira à noite e quarta de manhã.

Se nevar a partir dos 400 metros praticamente toda a região transmontana será atingida, incluindo as cidades de Bragança e Vila Real. Álvaro Ribeiro referiu que, tanto homens como máquinas, estarão a postos para intervir em caso de necessidade e que a prioridade será manter os acessos limpos para o hospital e centros de saúde. Refira-se que os nevões que se verificaram no Inverno passado na região deixaram algumas aldeias isoladas na zona da serra do Alvão.

Enviar um comentário