O Município de Torre de Moncorvo comemorou a Implantação da República com um programa cultural diversificado. As atividades desenrolaram-se dia 5 e 6 de Outubro na Biblioteca Municipal de Torre de Moncorvo com forte adesão dos moncorvenses.


“O Deus da Ausência”, último romance de Joaquim Sarmento, foi apresentado no dia 5 de Outubro por Jorge Afonso, jornalista da Antena 1, que referiu que este livro “cumpre a sua missão, transmite conhecimento, convida a pensar e desafia o pensamento crítico de quem o lê”.

Durante a sessão houve ainda espaço para a leitura de vários excertos da obra, para a visualização de um vídeo sobre a vida e obra do autor e para uma sessão de autógrafos.

A comemoração da Implantação da República aconteceu ainda no dia 6 de Outubro, Sábado, com a apresentação da Revista nº 2 do Centro de Estudos e Promoção da Investigação Histórica e Social de Trás-os-Montes e Alto Douro e do livro “Campos Monteiro: Domus Mea est Orbis Meus” de José Eduardo Firmino Ricardo.

A sessão teve início com as palavras do Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Eng.º Aires Ferreira, que congratulou os autores pelas obras apresentadas. Tomou a palavra Adriano Vasco Rodrigues referindo que esta revista “ é de alto nível cultural que honra Trás-os-Montes e prestigia Torre de Moncorvo”.

A Dra. Adília Fernandes, coordenadora da revista, efetuou a leitura da recensão crítica de Dra. Maria da Assunção Carqueja onde foi explicado que a revista está dividida em 2 partes, a primeira composta por sete textos dedicada ao escritor Campos Monteiro e uma segunda constituída por 16 estudos sobre a região.

Seguiu-se a apresentação do livro “Campos Monteiro: Domus Mea est Orbis Meus”. O autor moncorvense falou sobre o livro e também sobre a vida e obra de Campos Monteiro, que por vezes foi considerado um autor marginalizado na literatura portuguesa. Com este trabalho o Dr. José Ricardo ganhou em 2009 o Prémio Douro-Ensaio, instituído pela Direção Regional de Cultura do Norte e patrocinado pela Fundação EDP.

De salientar a presença nesta cerimónia da Dra. Zaida, sobrinhaneta de Campos Monteiro, em representação da família.

Na sala de adultos da Biblioteca Municipal estava patente um exposição sobre Campos Monteiro, constituída pelas suas obras, trabalhos e publicações em revistas e jornais pertencentes a vários fundos da Biblioteca Municipal, Arquivo Histórico e Centro de Memória.

Enviar um comentário