O projecto Fronteira Natural está a recuperar uma centena espaços naturais em povoações da zona fronteiriça de Portugal e Espanha.






O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero- Douro convoca todos os meios de comunicação social para o acto publico de assinatura dos dois contratos de obras para a recuperação de 35 espaços naturais degradados em Portugal.

Estas obras de recuperação ambiental integram o projecto Fronteira Natural, através do qual Duero-Douro está a recuperar uma centena de espaços naturais que estão degradados pela acção humana. Destas 100 obras, 80 são realizadas mediante adjudicação por contrato de obras publicas e as restantes 20 são realizadas através de acções de voluntariado ambiental.

No mes de Agosto, o AECT Duero-Douro publicou no DOUE (Diário Oficial de la União Europeia) 2 concursos públicos para adjudicar os contratos de 35 obras de recuperação ambiental que Duero-Douro vai realizar em Portugal.

O primeiro contrato inclui 17 obras ambientais em vários povos do concelho do Sabugal, com um orçamento total de 61.768 euros.

O segundo contrato abrange 18 intervenções de restauração de áreas naturais em populações dos concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro, Torre de Moncorvo, Vimioso, Freixo de Espada à Cinta e Vila Nova de Foz Coa, e tem um orçamento de 64.135 de euros.

As intervenções a serem realizadas são baseadas principalmente no projeto de parques e jardins, a adequação dos bancos e praias fluviais, e na criação de rotas turísticas em áreas naturais.

Far-se-á também a entrega à Junta de Freguesia de Remondes do Prémio CARE 2011, em que ficou classificada em terceira posição como município com melhor conservação ambiental.

A Junta de Freguesía de Remondes foi merecedora do prémio debido ao seu trabalho de acondicionamento do local das Tílias, um área de lazer de uso público no núcleo urbano que têm sido recuperado para o desfrute de todos os vizinhos. O prémio será entregue ao Presidente da Junta de Freguesia de Remondes, Francisco Joaquim Familiar.

O Duero-Douro com o desenvolvimento do projecto Fronteira Natural visa proteger e valorizar o património natural da fronteira entre Portugal e Espanha. Assim está a levar a cabo uma centena de obras de conservação ambiental. O investimento total do projecto ascende a 800.000 euros, e tem co-financiamento de 600.000 euros da UE e do FEDER através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2007-2013.

Enviar um comentário