O Município de Torre de Moncorvo e o Projecto Arqueológico da Região de Moncorvo organizaram, através do Museu do Ferro e da Região de Moncorvo, a IX edição da Partidela Tradicional da Amêndoa, no passado dia 27 de Outubro, Sábado.


Esta atividade cultural contou com cerca de 80 participantes entre eles o Agrupamento de Escuteiros, os utentes da Santa Casa da Misericórdia e o público em geral.

A partidela da amendoa é uma tradição bastante antiga do concelho e recria o momento em que as pessoas se juntavam ao serão para partirem a amêndoa colhida nesse ano, vendendo depois o grão a um preço superior. A partidela realizava-se nos meses de Outono e Inverno e era um momento de entreajuda, convívio e animação entre todos.

Sendo a amêndoa um produto característico do concelho de Moncorvo e uma cultura que sempre foi importante para a economia local, o Museu do Ferro pretende assim não deixar cair no esquecimento esta importante tradição.

No final da atividade teve lugar uma merenda tradicional e um momento musical com a Tuna da Lousa que animou ainda mais esta inicativa.

Enviar um comentário