Vai estar patente ao público, no Instituto Português do Desporto e da Juventude, Loja Ponto JÁ de Bragança, a exposição "Anfíbios: uma pata na água, outra na terra", de 08 de Novembro a 06 de Dezembro de 2012.



Esta exposição foi concebida para sensibilizar o público para a importância dos anfíbios e da sua conservação, é resultado da parceria entre o CIBIO-DIV (Centro de Investigação Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto), e o IPDJ, e realiza-se no âmbito do Programa Iniciativa da Direção Regional do Norte do IPDJ.

A exposição é constituída por um conjunto de painéis e elementos multimédia, por numerosos aquaterrários onde estão exibidas as principais espécies da fauna nacional em habitats recriados de forma realística e ainda pela exibição de fotografias de grande formato. Foi também criada uma área pedagógica com jogos e actividades educativas dirigidas a crianças e jovens. A exposição pretende, assim, melhorar a imagem tradicional destes animais através da estimulação dos sentidos – observar, reconhecer e admirar – e da utilização de novas tecnologias da informação.

Os anfíbios constituem um grupo de vertebrados particularmente sensível a alterações do meio, encontrando-se em acentuado declínio mundial. Com mais de 30% de espécies classificadas com estatutos de ameaça, é o grupo de seres vivos mais ameaçado do planeta.

Em Portugal, os anfíbios são animais pouco conhecidos pela população, estando frequentemente associados a mitos e crenças populares responsáveis pela sua generalizada depreciação cultural.

A passagem por Bragança assinala o fim desta exposição itinerante que ao longo de 2 anos, passou por 8 cidades portuguesas e contou com mais de 18.000 visitantes.

A exposição tem entrada livre e pode ser visitada de segunda a sexta das 10h às 17h30 e aos sábados das 14h às 17h30. Encerra aos Domingos e Feriados.


Enviar um comentário