São 10 os projectos vencedores do EDP Solidária Barragens 2013. Nesta 5ª edição do programa participaram mais de 60 entidades das regiões abrangidas pelos novos investimentos hidroeléctricos da EDP.



Entre os vencedores, há pequenos negócios sociais com o objectivo de reforçar condições de subsistência de famílias e de instituições. Há ainda projectos de capacitação e sensibilização de jovens para o empreendedorismo e hábitos de vida saudáveis, espaço para acolhimento e troca de experiências entre os novos rurais e comunidade local e também iniciativas de combate ao desemprego, promovendo a aprendizagem de profissões em vias de extinção.

A edição de 2013 contemplou ainda a atribuição de Menções Honrosas a três instituições: Centro de Promoção Social, Centro Social da Freguesia de Valadares e Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais. O prémio assume a forma de auditorias energéticas.

No conjunto das quatro edições anteriores, o EDP Solidária Barragens beneficiou mais de 6.000 pessoas, abrangidas por 32 projectos vencedores em 15 concelhos. Somam-se agora os 10 novos projectos de 2013. Com um investimento total de 900 mil euros, a EDP está a reforçar a sustentabilidade das instituições e a sua capacidade de inovação na procura de soluções para as necessidades crescentes.

O apoio financeiro associado ao programa é, em muitos casos, acompanhado de apoio técnico e promocional.

No nordeste Transmontano os projetos vencedores pertenceram à Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros, ao Espaço “Sénior Interactivo” que passa a beneficiar de equipamento informático para espaço sénior, envolvendo outros parceiros como a CERCIMAC, numa lógica de partilha de recursos e reforço de redes.

O Objectivo central deste projecto é a melhoria da qualidade de vida do idoso ao nível cognitivo, através de um conjunto de actividades que visam minimizar/reduzir perdas que resultam do envelhecimento, assim como melhoria de participação nas Actividades da Vida Diária (AVD).

Também a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Mirandela foi apoiada num projeto de integração profissional para recolha de óleos. O projecto visa a criação de uma actividade socialmente útil para pessoas com deficiência mental, nomeadamente a implementação de um circuito de recolhas domésticas, em escolas, restaurantes, hotelaria, refeitórios, entre outros. Serão ainda criados pontos de depósito dos óleos usados.

Este projecto visa a integração de 5 pessoas com deficiência mental numa actividade que confere a aquisição de competências formativas e tecnológicas e que proporcionará a esses jovens intervir na comunidade e dar exemplos de boas práticas. Para isso será criado 1 posto de trabalho fixo; a aquisição de equipamento necessário ao desenvolvimento e funcionamento da actividade e elaboração de protocolos com várias entidades (Câmara Municipal, empresa Resíduos do Nordeste, empresas privadas, particulares). A implementação do projecto passará pela divulgação e sensibilização da comunidade e posterior recolha de óleos alimentares usados. Serão adquiridos oleões de diferentes tamanhos para distribuir por diversos pontos da cidade e locais (estabelecimentos comerciais e particulares).

A Associação Cultural e Social do Amieiro foi também apoiada na remodelação da antiga “Casa da Cultura”, tornando este espaço útil e parte integrante de um conjunto de outros projectos levados a cabo pela ACSA. O Centro de Dinamização Social e Cultural, servirá de apoio aos diversos projectos da ACSA, permitindo o desenvolvimento de actividades de natureza social e cultural. Este centro permitirá espaços de debate e de encontro, bem como de estudo ou formação no âmbito do Reabilitarte, um projeto piloto a iniciar em Setembro de 2013 na área das demências e da reabilitação, física e cognitiva, da população idosa. Por outro lado, com o Centro de Dinamização Social e Cultural, pretende-se estimular a relação entre a comunidade e as várias vertentes de acção e áreas de intervenção da ACSA.

O espaço servirá também, e directamente, a comunidade, para que possa organizar os seus próprios eventos (almoços, encontros), sendo fundamental a participação de todos no resgatar do património material e imaterial da aldeia, no Espaço Memória, permitindo o envolvimento na construção virtual e fotográfica deste espaço. A presença de fotografias, em grande formato, como elemento decorativo, reproduzindo momentos marcantes da história do Amieiro e seus habitantes, serão um marco estético e identitário que caracterizará de imediato a abrangência e a profundidade do projecto.

A Santa Casa da Misericórdia de Mirandela vai adquirir uma Cadeira Elevatória para o Centro Cívico, melhorando a acessibilidade daquele espaço. A Associação Prevenir também foi contemplada com algum apoio através do projeto "Eu Passoque visa a promoção de hábitos de vida saudáveis e tem como população alvo jovens de 11-15 anos e como grupo estratégico, professores do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico.

Partindo da experiência no Concelho de Mirandela (onde o projecto está a ser implementado), pretende-se replicar o projecto nas escolas do Concelho de Murça.

O projecto caracteriza-se principalmente pela capacitação/ formação dos professores (creditada pelo Conselho Científico – Pedagógico de Braga), que além de facultar o suporte teórico, permite fornecer uma componente prática (facilitando espaços de aprendizagem de metodologias para trabalhar as variáveis propostas no “EU PASSO…” com os jovens); dota os docentes de uma maior autonomia e segurança (designadamente quando têm de enfrentar situações relacionadas com os consumos de tabaco e álcool, sexualidade, violência, etc.); motiva os professores para a implementação do projecto; gera oportunidades de partilha de experiências; promove hábitos de vida saudáveis no próprio grupo estratégico e proporciona estratégias para envolver as famílias no projecto. Para além da Formação, outro aspecto chave do projecto é a monitorização e acompanhamento técnico (avaliação do processo) que possibilita o desenvolvimento paralelo de uma intervenção mais específica, com a sinalização e o acompanhamento de casos de risco pela equipa técnica da Prevenir, activando os recursos existentes como suporte social (ex.: Centros de Saúde, gabinetes de apoio da Câmara Municipal, etc.).

Enviar um comentário