A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e o Museu do Ferro e da Região de Moncorvo promoveram no passado dia 23 de Novembro, Sábado, a X Partidela Tradicional da Amêndoa.



A sessão teve início com as palavras da Vereadora Piedade Meneses, que deu as boas-vindas a todos os participantes e explicou como antigamente se desenrolava esta atividade, que funcionava num espírito de entreajuda. Salientou ainda que a partidela se desenrolava nos meses de inverno, normalmente ao serão e que eram maioritariamente as mulheres que efetuavam este trabalho.

De seguida, o Grupo de Teatro Alma de Ferro encenou uma partidela da amêndoa e no desenrolar da atividade foi interagindo com os participantes, animando ainda mais o público presente.



As várias gerações que compareceram no auditório do Museu do Ferro com uma pedra e um ferrinho foram partindo as amêndoas, ao mesmo tempo que se cantava, contavam histórias e convivia.

No final, e depois da atuação da Tuna da Lousa, todos puderam disfrutar de uma merenda tradicional com produtos da região.

Enviar um comentário