A Força Aérea Portuguesa (FAP) testou durante a semana passada a sua prontidão operacional, num exercício táctico denominado Zangão 06.

A FAP testou a sua capacidade de mobilização de material bélico ligeiro (Alouette III) em missões de manutenção de Paz. Este exercício decorreu em todo o concelho de Mirandela, com a finalidade de treinar a operação da Esquadra 552, normalmente sedeada em Beja numa base táctica e operada por militares do ramo da Força Aérea.

Durante este exercício, os helicópteros realizaram missões de Transporte Aéreo Táctico, escolta aérea com helicanhão, busca e salvamento em ambiente terrestre, voo de montanha com várias características de terreno, carga suspensa, treino de guincho sobre água.

No decorrer deste exercício a FAP foi também apoiada por aviões de combate Alfa Jet e F16 que, partindo das suas bases onde normalmente estão, fizeram várias incursões sobre um hipotético terreno hostil, a fim de dar apoio aéreo próximo aos helicópteros Alouette III.

No aeródromo Brito Pães, em Mirandela, estiveram cerca de 200 militares, 8 helicópteros Alouette III, em que foi montado uma base aérea denominada de Kit de Mobilidade onde foi providenciado alojamento, segurança à base, alimentação, comunicações classificadas em várias etapas de segurança, comunicações de satélite, enfermaria, serviço de bombeiros e de combustíveis.

Segundo o Coronel, relações públicas da FAP, foi uma iniciativa em duas, que aproveitou as boas condições de terreno no concelho para testar a operacionalidade deste grupo e levar este ramo das Forçar Armadas mais peto da população.

A FAP aproveitou ainda para fazer visitas guiadas em pequenos grupos de pessoas.

Rui TuliK [09-10-2006]

Enviar um comentário