A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no campus em Vila Real e nos pólos de Chaves e de Miranda Douro, tem 531 professores e 462 funcionários e o orçamento estatal para 2007 não chega para pagar as respectivas remunerações.

A fatia do bolo para 2007 teve uma diminuição de cerca de 8,5% em relação a este ano, ou seja, os 27,6 milhões de euros atribuídos pelo estado darão apenas para pagar 85% das salários do pessoal docente, auxiliar e administrativo, tendo que a universidade recorrer às propinas para completar os restantes 15% dos vencimentos e as restantes despesas.

O reitor da UTAD, Mascarenhas Ferreira, explicou que "a diminuição do número de alunos tem reflexos no orçamento disponibilizado para este estabelecimento de ensino superior, e das receitas das propinas".

Na primeira fase deste ano, tiveram acesso à universidade oitocentos e noventa e cinco novos alunos nos trinta e seis cursos existentes na UTAD, estando em aberto ainda quinhentos e noventa e duas vagas para a segunda fase.

Os cursos menos procurados foram os das engenharias clássicas e ciências agrárias.

No último ano lectivo estudaram na UTAD à volta de seis mil alunos, número que tem vindo a diminuir uma vez que nesta universidade já houve anos lectivos de sete mil e trezentos alunos, registando-se neste momento uma diminuição de aproximadamente 22%.

Enviar um comentário