Os Mirandelenses vão estar a olhar para o céu, já que a Força Aérea Portuguesa (FAP) vai realizar, durante esta semana, na Princesa do Tua, um exercício de treino para testar a operacionalidade dos seus helicópteros ligeiros em missões de paz.

Neste exercício vão ser utilizados oito helicópteros, aviões de combate e equipamento de apoio e dá pelo nome de "Zângão 06".

Ao todo vai envolver 150 militares, sendo a maior parte da esquadra 552 da Base Aérea Nº 11 de Beja, cuja responsabilidade será a do transporte táctico de evacuados, a da missão de busca, a do salvamento e a da montanha.

Helicópteros ligeiros Alouette III vão realizar missões de transporte táctico, escolta aérea com helicanhão, busca e salvamento, voo de montanha, carga suspensa e treino de guincho sobre água, enquanto os Aviões de combate Alfa-jet e F16 vão dar apoio aéreo aos Alouette, partindo das bases onde estão sedeados até ao teatro de operações.

O aeródromo municipal de Mirandela, onde está instalada um kit de mobilidade para alojamento, segurança, alimentação, comunicações, enfermaria e serviço de bombeiros e combustível serve de base a todo este exercício.

A Princesa da Tua foi escolhida tanto pelo terreno montanhoso do Nordeste Transmontano como também pela proximidade do rio Tua, dois factores hostis numa missão que poderia ser real, sendo que oito efectivos da Força aérea Portuguesa há já duas semanas que preparam este exercício ao pormenor.

No dia 4 de Outubro, quarta-feira, está previsto um simulacro de um salvamento no rio Tua e no dia 5, os Rotores de Portugal realizam um festival aéreo de demonstração, com a duração de duas horas.

No feriado da Implantação da Republica a autarquia vai inaugurar um monumento de homenagem aos antigos combatentes do Ultramar.

Enviar um comentário