Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade, são os princípios pelos quais a Cruz Vermelha Portuguesa se rege desde 1865.

O 142.º Aniversário da Cruz Vermelha Portuguesa, vai comemorar-se este ano em Vila Real, nos dias 2, 3 e 4 de Março, sob o tema “Novos Desafios, Novas Respostas”.

Exposições, cinema, concertos e palestras com oradores de renome mundial, que vão salientar temas actuais, nomeadamente o Tsunami de 2005 e os atentados de 11 de Março em Madrid, fazem parte do vasto programa das comemorações.

A Cruz Vermelha Portuguesa pretende também alertar os portugueses para os riscos que podem acontecer como as alterações climáticas, os tsunamis, os terramotos, o terrorismo, as pandemias, os acidentes tecnológicos, entre outros, no intuito de sensibilizar para a urgência de se encontrarem soluções de prevenção e de preparação que diminuam esta vulnerabilidades.

A preparação de um plano de contingência para a eventual pandemia da Gripe das Aves, e os riscos de catástrofes em Portugal vão ser também analisados e avaliados.

Neste vasto programa não podia faltar um simulacro de um acidente e desta feita vai ser a derrocada de um edifício escolar, assim como rastreios na área da saúde, entre outras actividades onde se poderão observar o campo de acção da Cruz vermelha.

Para a sessão solene de comemoração do 142º aniversário da Cruz Vermelha Portuguesa, vai estar presente o Chefe da Casa Civil do Presidente da República Portuguesa, o Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, o presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa e o presidente da delegação da Cruz Vermelha de Vila Real.

A empresa MARSH / MERCER Human Resource Consulting é o patrocionador deste aniversário.

Município de Vila Real, Governo Civil de Vila Real, Teatro de Vila Real, NERVIR, Associação Empresarial, Instituto Português da Juventude, Rodonorte, Regimento de Infantaria 13, A. Menarini Diagnostics, Multicom; Z. Publicidade e a Futurvida são as entidades que apoiam o 142º aniversário.

Enviar um comentário