Os cuidados relacionados com a dentição dos burros é bastante comum nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Em Portugal, iniciou-se recentemente esta prática e, em meio ano, três veterinários, voluntários com a colaboração da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA), examinaram quase quinhentos burros na região trasmontana, onde se prevê que existam aproximadamente cinco mil animais desta espécie.

Estes animais tão afáveis, dóceis e de fácil trato, ainda são imprescindíveis e comummente utilizados nas tarefas agrícolas, mormente no Nordeste Transmontano onde a população está cada vez mais envelhecida.

Nos últimos quatro anos, o número de asininos, fêmeas para reprodução, tem diminuído substancialmente, estimando-se que por ano cerca de cento e cinquenta fêmeas desapareçam da região.

O técnico da Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino, em declarações à comunicação social, defende que "esta situação obriga-nos a tomar medidas profilácticas para manter a raça asinina, sendo esta campanha o início de outras iniciativas viradas para a sanidade animal," e explicou que "é de extrema importância fazer o acompanhamento veterinário dos animais, para se manter o efectivo existente desta raça em vias de extinção. Na região, há apenas 850 fêmeas reprodutoras," informou o técnico.

Cada consulta de dentição e de limpeza do casco custa entre 10 e 20 euros.

Enviar um comentário