O Ministro da Administração Interna, Rui pereira, anunciou em Mirandela que o combate aos fogos florestais no distrito de Bragança vai ser este ano reforçado com o Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da GNR, que desta forma vão libertar os bombeiros para outras operações que sejam necessárias.

A exemplo do ano transacto, este sistema vai ser também reforçado com dois helicópteros, na chamada fase "Charlie", entre o mês de Julho e o mês de Setembro, sendo que os helicópteros vão estar um na serra de Bornes e outro na serra de Nogueira.

Durante todo o verão, o distrito de Bragança vai contar com cerca de trezentos indivíduos no terreno, uma vez que este distrito tem a maior parte do território classificado como área protegida e uma enorme mancha florestal.

O nordeste transmontano vai contar também com o apoio de várias entidades, nomeadamente os sapadores florestais, equipas do Instituto de Conservação da Natureza, de associações de produtores florestais, tal como acontece a nível nacional.

O Ministro da Administração Interna afirmou que este ano a fase mais crítica dos incêndios florestais é alargada até 15 de Outubro e também que este ano o país está preparado para "o maior dispositivo de sempre de combate com 56 meios aéreos, 2.300 viaturas e 9.600 homens" explicou Rui Pereira.

Enviar um comentário