Mogadouro e Ploumaguar querem estreitar as relações que une as duas vilas.
O processo de geminação que une a vila de Mogadouro e a localidade de Ploumaguar, na Bretanha francesa, celebrado em 1993, começa a dar novos passos.

Na Feira dos Gorazes, uma delegação chefiada pelo presidente da Câmara daquela vila francesa deslocou-se a Mogadouro, para voltar a acertar o rumo da geminação, visto que já não havia contacto entre as suas comunidades há cerca de dois anos. Ao longo desta semana é a vez de Mogadouro se fazer presente naquela vila da Bretanha francesa, a delegação portuguesa leva uma série de produtos da região que ficarão expostos naquela vila até sexta feira dia 16 de Maio, estreitando assim as relações entre as duas vilas.

A União Europeia criou um programa denominado “ Europa para os Cidadãos”, que tem em vista a dinamização de geminações no âmbito do Quadro de Referência Estratégica Nacional. Esta medida ajudará a relançar as relações futuras entre Ploumagoar e Mogadouro.

“Agora a situação vai ser diferente, já que se pensa em visitas anuais de várias delegações às duas regiões, para haver um maior intercâmbio. Será apresentado, anualmente, um novo projecto ao nível económico, social, cultural ou agrícola”, concluiu José Maria Preto um dos responsáveis pela carta de geminação.

Enviar um comentário