O concelho de Torre de Moncorvo tem já em funcionamento um novo centro escolar que foi inaugurado no passado dia 8 de Janeiro, terça-feira, pelo Eng.º Carlos Duarte, da Comissão Executiva do Programa Operacional Regional Norte.



Presente na cerimónia esteve também o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Eng.º Aires Ferreira, que desejou a toda a comunidade escolar felicidades no uso destas novas instalações, salientando que “ até pela simbologia de uma aposta no futuro, na formação dos jovens e nas condições proporcionadas aos professores não podíamos deixar de assinalar este dia e a entrada em funcionamento deste centro escolar, agora com óptimas condições.”

O Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Ramiro Salgado, Dr. Alberto Areosa, referiu que este novo centro escolar “ permite renovar o parque do 1º ciclo e evoluir para edifícios que integram o 1º ciclo do ensino básico e pré- escolar.” Edifício este “que se encontra apetrechado com espaços destinados à instalação de biblioteca, polivalente, refeitório, sala de professores, além de um conjunto de áreas multifuncionais que contribuem para a melhoria da qualidade do espaço educativo.”



Falou também ao público presente o Eng.º Carlos Duarte dizendo que este novo equipamento “ é na prática o início de uma caminhada em que este financiamento pretende acima de tudo como meta é que todos vós saiais daqui mais capacitados e que as novas gerações de Torre de Moncorvo tenham a educação e conhecimento como arma e ferramenta para se poderem afirmar e ter condições para dar o seu contributo à sociedade, à região e ao país.” Convidados a assistir foi também toda a comunidade escolar e os pais que aproveitaram a visita para conhecer melhor as instalações da escola que os filhos agora frequentam.

O Centro Escolar de Torre de Moncorvo teve um custo total de 1.900.000,00€ sendo comparticipado em 80% pelo Programa Operacional Regional do Norte.

O edifício foi remodelado e acolhe agora 251 crianças do 1º ciclo de todo o concelho e alguns jardins-de-infância. Dispõe de 18 salas, 6 para o pré-escolar e 12 destinadas ao 1º ciclo.

As salas estão equipadas com mobiliário adequado à idade das crianças, quadros interativos e computadores com acesso à internet.

O pátio exterior foi renovado possuindo duas zonas de abrigo nas principais entradas do edifício que proporcionam mais conforto e resguardo das crianças nos períodos de entrada, saída e recreio. Foram ainda instalados brinquedos na parte exterior do edifício.

Enviar um comentário