Inserido numa candidatura a fundos comunitários três concelhos do Planalto Mirandês avançam com estrutura para um canil intermunicipal que vai ser instalado na zona industrial de Vimioso.
Este projecto foi aprovado pelos três concelhos de, Mogadouro, Vimioso e Miranda do Douro, que participaram no financiamento do equipamento, orçado em 300 mil euros.Uma área técnica e administrativa, e algumas celas de alojamento para os animais recolhidos fazem parte deste canil intermunicipal.
Os canídeos ficarão alojados neste local até que sejam reclamados pelos seus proprietários num prazo de algumas semanas onde entretanto irão ser alimentados e receber tratamento veterinário, evitando assim a propagação de eventuais doenças.
Os três municípios concluíram que para solucionar o problema dos cães abandonados, passava pelo entendimento e pelo financiamento conjunto do centro de recolha sendo mais leve a participação monetária dos municípios envolvidos. A recolha dos animais nas ruas será efectuada com acompanhamento e rastreio de uma equipa de técnicos escalados para este serviço, e cada concelho recolherá os animais apenas dentro da sua área geográfica.
Em declarações ao Jornal do Nordeste, o presidente da Câmara Municipal de Vimioso, afirma que a criação do canil intermunicipal “é uma forma de dar tratamento condigno aos animais que são abandonados e que vagueiam pelas ruas das aldeias, vilas e cidades da região”.
Mas, se por ventura, estes animais, considerados os melhores amigos do homem, não forem reclamados durante o prazo estabelecido, só lhes resta uma saída: o abate!
CM [20-05-2005]
Enviar um comentário