A Comenda da Ordem Internacional do Mérito de Pedro Álvares Cabral constituída em 1968, em São Paulo – Brasil, está oficializada por Portugal e o Brasil, dois estados irmãos e lusófonos, tendo como objectivo comemorar o V centenário do nascimento do navegador português que descobriu o Brasil.
A comenda de Pedro Álvares Cabral tem distinguido personalidades nacionais e estrangeiras, cujos méritos de honra e de trabalho, ao serviço da solidariedade e cooperação entre povos e culturas, sejam divulgados e perpetuadas para conhecimento das novas gerações.
De entre as personalidades distinguidas, salientam-se nomes como Ramalho Eanes, António Guterres e Ribeiro de Almeida.
Desta vez o agraciado foi Carlos Nestal, natural de Frechas, freguesia de do concelho de Mirandela e advogado com escritório em Santarém. Carlos Nestal é dirigente da concelhia e da distrital do Partido Socialista escalabitano e assume-se um Transmontano de gema e Mirandelense convicto. Salientou-se enquanto estudante e como dirigente político juvenil, conseguindo uma notoriedade, deixando, saudades na sua terra natal onde é sempre bem-vindo quando a visita em fins-de-semana e férias.
A Igreja de S. Tiago, Panteão da Família Cabral, em Belmonte, terra natal do navegador Pedro Álvares Cabral serviu de palco para a cerimónia de entrega da comenda no passado dia 26 de Abril, em sessão presidida pelo embaixador do Brasil em Portugal, António Pães de Andrade que já foi também Presidente do Brasil.
C.M [09-05-2005]
Enviar um comentário