As vias Augustas (“estradas” romanas de então) vão finalmente ser recuperadas. Assim o afirma o edil do concelho de Bragança, Jorge Nunes. “Durante os próximos meses o traçado vai estar em estudo e, posteriormente, vai ser divulgado através das autarquias que integram este plano de recuperação das Vias Augustas”.
A autarquia de Bragança aposta na recuperação histórica do seu concelho, e juntamente com vários municípios transmontanos e da vizinha Espanha estão a desenvolver um projecto inserido no programa Comunitário INTERREG para a preservação do património.
Embora o traçado não esteja por absoluto definido para a região do Nordeste Transmontano, o Presidente do concelho de Bragança indica a rota Castro de Avelãs-Bragança-Gimonde-S. Julião como a antiga estrada que estabelecia ligação com Astorga.
Além de Bragança estão envolvidos neste projecto os concelhos de Vinhais, Valpaços, Chaves, Montalegre e Boticas.
Este projecto constitui uma mais valia regional, havendo a intenção e a possibilidade de à volta destes antigos traçados de comunicação viária se poder criar percursos pedonais capazes de proporcionar aos turistas a possibilidade de usufruírem da qualidade ambiental da nossa região.
C.M [04-05-2005]
Enviar um comentário