A “Macedo Mostra” abriu as portas às 18h da tarde de sexta-feira e encerrou três dias depois com um balanço positivo por parte dos proprietários dos expositores. Um certame bienal que dinamizou a cidade de Macedo de Cavaleiros e a região transmontana pela segunda vez. A feira possibilitou a apresentação de várias temáticas e abrangeu diversas áreas, algumas das quais até mesmo desconhecidas para a maioria da população, como foram o caso do Shiatsu, o Yoga ou a Medicina Natural. Este ano com particular atenção para o associativismo, a “Macedo Mostra” ofereceu a oportunidade do concelho se sensibilizar com questões complexas como a paralisia cerebral e receber associações vindas de vários pontos do país para expor os trabalhos realizados pelos jovens das associações ali presentes. Trabalhos esses que vão desde as pinturas, a tecelagem, até à mais minuciosa bijutaria.
No entanto, o principal destaque da feira foi o espaço dedicado à saúde e às profissões, onde pessoas de todas as idades tiveram contacto com várias acções de sensibilização e informação. No centro do pavilhão encontrava-se a Unidade Móvel de Saúde de Macedo de Cavaleiros que tencionava realizar vários rastreios, mas que acabou por se limitar apenas a sensibilizar a população para a actividade que desempenha nas várias aldeias do concelho. Para Inácia Rosa, delegada de saúde e responsável pela unidade móvel exposta no certame, esta alteração deveu-se à enorme procura dos visitantes e ao interesse mostrado pelas funções da unidade na rotina dos idosos das aldeias do interior que não têm o acesso facilitado ao Centro de Saúde.
Em exposição, os curiosos podiam ainda usufruir de diversos produtos inovadores, como compotas biológicas; espaços para crianças, “Conversas de Café” e mesmo uma mini feira do livro.
Ao longo dos três dias de “exposição” houve ainda, em permanência, variada animação cultural. Homens Sombra, Mimos, Caretos de Podence, Tunas Académicas e Grupos de Arte Cirsense. Uma acção que teve por base o Projecto “Mais”, um plano de prevenção primária, cujo objectivo é traçar uma orientação profissional aos interessados.
Miguel Midões [03-05-2005]

Enviar um comentário