A Câmara Municipal de Alfândega da Fé vai promover de 1 a 4 de Março a Semana da Protecção Civil.

Uma iniciativa que decorre no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Protecção Civil, que se assinala a 1 de Março.

São várias as actividades previstas para assinalar a efeméride. Entre conferências, exposições, simulacros e acções de sensibilização o objectivo é comum: promover o contacto directo entre as entidades responsáveis pela protecção civil e os munícipes, com especial incidência na população escolar.

Daí que os alunos tenham sido desafiados a idealizar a mascote da protecção civil, um trabalho que passou para o papel e assumiu a forma de exposição. À abertura da mostra, que serve de mote ao início das comemorações do 1 de Março segue-se, por volta das 16.00h, uma acção de sensibilização sobre os riscos naturais no concelho, a cargo do Professor Doutor Alberto Gomes da Universidade do Porto.

Dia 2 e 3 de Março o Quartel dos Bombeiros abre-se a todos os alfandeguenses. A finalidade é promover um contacto directo com a realidade dos Bombeiros locais. AGNR, e o Exército Português, enquanto agentes de protecção civil também se associaram a estas comemorações, com a realização de diversas acções directamente relacionadas com a sua área de actuação.

Esta foi a forma encontrada de informar a população sobre as funções de cada um dos agentes intervenientes na área da Protecção Civil, quer seja no domínio da prevenção, segurança ou actuação em situação de risco, ao mesmo tempo que se procura informar cada cidadão para os comportamentos a adoptar em situação de risco e se sensibiliza para a importância do papel de cada munícipe em questões relacionadas com esta temática.

Este á já o segundo ano consecutivo em que a Câmara Municipal de Alfândega da Fé, em estreita colaboração com outras entidades intervenientes na protecção civil municipal, comemora o Dia Nacional da Protecção Civil. Este ano são 4 dias dedicados a esta área de actuação municipal, com um vasto programa que pretende formar, informar e sensibilizar.

Enviar um comentário