Acabou ontem, a partir das 22h00, o regime de excepção que ao longo de três anos os centros de saúde do nordeste transmontano beneficiaram por decreto do antigo ministro da saúde, Correia de Campos.

Há cerca de três anos a decisão de encerrar estes serviços foi encarada com muita polémica e o ex-ministro socialista resolveu prolongar por tempo detrminado o funcionamento dos Serviços de atendimento Permanente (SAP) em todos os concelhos dos distrito de Bragança.

Esse prolongamento da decisão de encerrar os SAP do Nordeste transmontano chegou ontem ao fim. A ordem de encerramento dos SAP de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Vila Flor, Vinhais, Moncorvo, Vimioso e Miranda do Douro foi dada por um fax que Administração Regional de Saúde (ARS) Norte enviou às oito câmaras e centros de saúde, às 17h00, com a indicação de que a partir desta terça-feira estas unidades encerram entre as 22h00 e as 8h00, de segunda a sexta-feira, e até às 9h00 aos fins-de-semana e feriados, informou a agência Lusa.

Ainda segundo a mesma agência noticiosa, Manuel Pizarro deslocou-se na quinta-feira passada ao Nordeste Transmontano para falar com os autarcas sobre o assunto, num encontro não divulgado.

A partir de hoje, quarta feira, o distrito de Bragança passa apenas a dispor de uma estrutura médica para emergência e socorro assente exclusivamente nas urgências médico-cirúrgicas de Bragança e Mirandela, em duas urgências básicas sediadas em Mogadouro e Macedo de Cavaleiros e em ambulâncias SIV (Suporte Imediato de Vida) que servirão os concelhos de Miranda do Douro e Torre de Moncorvo/Freixo de Espada à Cinta.

Enviar um comentário