Aguardam-se 4 dias de intensa e colorida folia num dos mais genuíno carnavais portugueses.

O desfile nocturno, que este ano se realiza pela primeira vez, abre o programa. De 5 a 8 de Março, o Entrudo chocalheiro voltará atrair milhares de pessoas ao concelho de Macedo de Cavaleiros.

O desfile nocturno, que este ano se realiza pela primeira vez, decorre no Sábado, dia 5 de Março, depois das 21h, e promete trazer muita cor e alegria às ruas de Macedo. No dia de Carnaval, a sátira e alegria terão lugar num cortejo que, de ano para ano, tem despertado cada vez mais a curiosidade de todos. O envolvimento da comunidade é um dos ingredientes de sucesso deste evento, que conta este ano com a participação de 23 grupos culturais, associações, instituições e juntas de freguesia.

Em Podence, a quadra carnavalesca é festejada segundo remotas origens, com rituais pagãs, transmitidos de geração em geração. Os caretos, figuras principais do Entrudo, saúdam a Primavera com os seus trajes de lã coloridos, elaborados em teares caseiros.

Escondidos na sua indumentária, com máscaras de lata de nariz pontiagudo, cinto de cocalhos à cintura e pau de madeira de freixo ou castanheiro que lhes serve de apoio quando saltam, representam o demónio. Encarnando a personagem, espalham o terror pelas ruas da aldeia, saltam e gritam criando a desordem e abuso, e perseguem as mulheres solteiras “chocalhando-as”.

Enviar um comentário