Estação de Barca d'Alva
A Rede Ibérica de Instituições Transfronteiriças propôs aos governos de Espanha e Portugal para considerar a possibilidade de reabertura da linha ferroviária entre Pocinho e La Fuente de San Esteban, em Espanha.



A proposta pretende melhorar as comunicações na zona de fronteira, o que implica a reabilitação do trecho de caminho de ferro entre Barca D'Alva e A Fregeneda, fechado, juntamente com o resto da linha, desde 1985.

Esta pretensão foi já expressa por grupos de cidadãos que ao longo dos últimos tempos têm vindo a reivindicar a reabertura deste troço. Exemplo disso é o movimento Tod@via - Associação de Fronteira por uma Via Sustentável, criada e integrada por portugueses e espanhóis, que comemorou no passado dia 8 de dezembro, em Barca d´Alva, os 125 anos da conclusão da Linha do Douro, o caminho-de-ferro que ligou as cidades do Porto e Salamanca entre 1887 e 1985, sendo nesta última data encerrado o troço entre La Fuente de San Esteban – La Fregeneda / Barca d’Alva e em 1988 o de Barca d’Alva – Pocinho.

O percurso desativado do lado espanhol foi entretanto, no ano de 2000, classificado como Monumento Cultural, o que permite que esta via-férrea continue a unir os habitantes desta região da raia e que poderá tornar-se num verdadeiro motor para gerar riqueza.

Como tal, a Rede Ibérica de Instituições Transfronteiriças quer que os governos de Portugal e de Espanha apresentem na próxima Cimeira Ibérica uma proposta para a reabertura da linha caminho de ferro entre a “Lusitânia” e a Beira Alta, a partir de fontes Oñoro.

A Rede Ibérica de Instituições Transfronteiriças é uma organização que reúne 23 associações da fronteira Espanhola e Portuguesa, e tem uma representação institucional em Salamanca. Além da reabertura desta linha férrea, a organização pretende pressionar para que os dois governos lancem uma série de infra-estruturas consideradas como cruciais para o desenvolvimento destas regiões de interior.

Num documento aprovado, e que será enviado para os executivos de ambos os países para inclusão na ordem do dia da próxima Cimeira Ibérica, a petição contém um estudo sobre a viabilidade da linha Pocinho-La Fuente de San Esteban. A reabertura deste troço permitiria depois uma ligação ferroviária entre Valladolid-Porto-Salamanca, facto que também possibilitaria depois muitas outras combinações para outros destinos.

De acordo com as declarações do secretário-geral da Rede Ibérica de Instituições Transfronteiriças , Xoan Vazquez, o projeto foi bem recebida pelos representantes de ambos os governos. A reunião contou com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Portugal, António Henriques de Almeida, do Embaixador de Espanha em Portugal, Eduardo Junco e da responsável para a cooperação bilateral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Zulmira Ramalho, entre outras autoridades.

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