Alfândega da Fé é o primeiro município transmontano a aderir à “Go Local: Por uma Cidade Sustentável”, tornando-se no 10º concelho de Portugal e da Europa a integrar este projeto.




No fundo é a integração de uma rede de cooperação, que visa contribuir para fortalecer e dar maior visibilidade ao papel dos municípios enquanto promotores de um desenvolvimento sustentável. É um projeto que pretende “encorajar os Municípios portugueses a seguir um percurso para a sustentabilidade e apoiá-los a serem voz ativa no desenvolvimento glocal”.

A adesão de Alfândega da Fé foi formalizada com a assinatura da Declaração de Compromisso Glocal, na passada segunda feira, 4 de março. Trata-se de um documento onde estão expressos os compromissos e metas a atingir para promoção e construção de um futuro mais sustentável. São 5 as premissas a seguir, ou seja, Assumir o Compromisso Local; Comunicar para o Desenvolvimento; Promover um Território de Oportunidades; Criar uma economia inclusiva e Gerir o Ambiente Urbano. Tudo isto assente numa lógica de partilha de boas práticas locais, que permitam estabelecer pontes para o desenvolvimento. Tal vai ser conseguido através da criação de redes de cooperação para dar resposta aos desafios económicos, sociais e ambientais.



O que é facto é que a adesão a este projeto vai contribuir para o desenvolvimento de políticas, programas e serviços que vêm fortalecer o papel municipal no desenvolvimento sustentável, dando continuidade e reforçando o trabalho que o município tem vindo a desenvolver neste campo. Para o efeito já está constituída uma equipa técnica, formada por técnicos do município alfandeguense, que vai acompanhar todo o processo e receber formação nas áreas que compõem as 5 metas. Também vai ser realizado um diagnóstico e desenvolvimento de um plano de ação específico para cada município.

Recorde-se que “Glocal” é um conceito informal utilizado na educação para o desenvolvimento sustentável que faz a ligação entre as tendências globais e as realidades locais. Daí a importância deste projeto que quer encontrar na especificidade do local resposta para problemas e desafios que são globais. A iniciativa “Go Local: Por uma Cidade Sustentável”TÁVEL” é da responsabilidade do Instituto Marquês Valle Flôr.

Enviar um comentário