O alerta é dado pelos socialistas de Alfândega da Fé, que acusam a câmara municipal de estar a depositar lixo variado junto das estufas da Misericórdia, onde se produzem legumes, e não muito longe da Barragem da Estevinha que abastece de água parte do concelho alfandeguense.
Segundo Berta Nunes, Presidente da concelhia local do PS, os serviços municipais criaram uma lixeira onde depositam restos de obras, pneus, metais e lixo do mais variado.
O cenário parece não ser novo, como afirma esta responsável política, "já que da primeira vez há mais de um ano, a situação foi resolvida, após o Partido Socialista ter chamado a atenção para o problema em reunião de Câmara. Vários meses depois verificamos que está criada uma nova lixeira na mesma zona”.
A responsável local e candidata pelo Partido Socialista nas próximas eleições autárquicas, afirma que embora este terreno pertença ao Clube de Caça e Pesca “o lixo tem sido lá colocado por funcionários da Câmara que levaram entulhos de pelo menos duas lixeiras que estavam junto à estrada, uma no vale do Boi e outra nos Pinheiros. Além desse lixo foi levado para a dita lixeira outros resíduos que estava junto do antigo campo de futebol, onde agora está a ser construída a primeira fase do Complexo desportivo, sendo que algum desse material é tóxico e contem amianto que foi em parte enterrado no local onde está a lixeira actual”. Berta Nunes afirma também que “nesta lixeira se pode encontrar pneus que foram levados de um armazém junto ao Ecocentro, estando muitos deles enterrados e outros à vista”.
Arsénio Pereira, vereador do ambiente actualmente em exercício na Câmara Municipal de Alfândega da Fé é que não concorda com as acusações da oposição, acusando-os de falta de esclarecimento. O edil contrapõe que os terrenos onde está instalada a lixeira não são da câmara e garante que vão ser apuradas as responsabilidades.
L.P [15-04-2005]

Enviar um comentário