Passados mais de dois anos do parecer dos técnicos que detectaram algumas anomalias na ponte de Remondes, cuja estrutura sobre o rio Sabor situada ao Km 38 da E.N – 216, permite a ligação entre os concelhos de Macedo de Cavaleiros e Mogadouro, o contrato programa com vista à empreitada para a sua recuperação foi assinado na passada quinta-feira, dia 24 de Março.
Entretanto várias precauções foram tomadas com o intuito de precaver possíveis acidentes aos sues utilizadores.Recorde-se que a primeira medida tomada na foi a proibição da travessia ao trânsito, por parte do Instituto de Estradas de Portugal (IEP), a todos os veículos com mais de dez toneladas.
Numa outra fase, as restrições foram apenas para os veículos de mercadorias, com mais de dez toneladas, uma decisão que gerou bastante polémica entre o IEP e a edilidade Mogadourense.
Dada a impossibilidade de circulação dos veículos comerciais na ponte de Remondes e uma vez que o percurso alternativo dos camionistas tinha mais setenta quilómetros, as mercadorias transportadas para o concelho do Mogadouro sofreram um acréscimo do custos do transporte.
A Ponte de Remondes, foi construída no séc. XVII, conforme testemunha uma epígrafe aí colocada e que nos informa que a obra foi realizada por "Mestre António de Sousa de Torre de Moncorvo sendo Provedor o Doutor Diogo Vaz de Aguiar no ano de 1678".
De salientar que as obras de restauro na ponte de Remondes foram iniciadas no mesmo dia da celebração do contrato, facto comprovado por um colaborador do NN.
C.M [30-03-2005]
Enviar um comentário