O Sarau Anual do Orfeão Universitário do Porto (OUP) presta homenagem aos 50 anos de existência dos Pauliteiros de Miranda, num espectáculo que decorre no próximo sábado, dia 23, pelas 21h00, no Rivoli Teatro Municipal, na cidade portuense.
Embora não se realizando na data do seu aniversário, mas sim durante a III Mostra de Ciência, Inovação e Ensino, o evento continua, no entanto, a celebrar a cultura e tradição portuguesas, através de grupos etnográficos nacionais.
Entre as actuações, conta-se com a presença do grupo de Música Popular Brasileira, de grupos de Fado e das Tunas feminina e masculina.
O Orfeão Universitário do Porto foi fundado no dia 6 de Março de 1912, um ano depois da criação da Universidade do Porto, por um grupo de estudantes que pretendia completar a acção formativa do ensino público.
Actualmente, o OUP é constituído por cerca de 200 estudantes, de várias faculdades da Universidade, e composto por 19 grupos. Devido às suas características, tem sido uma importante forma de dar a conhecer não só a música e cultura portuguesa, mas também as tradições de outros países.
PNN/NN [22-04-2005]
Enviar um comentário