Trata-se de uma parceria das Autarquias de Bragança e Zamora que pretende que as tradições orais, os ritos de Inverno e os caretos sejam classificados como património cultural da Humanidade.
A Candidatura terá corrigido algumas deficiências que tinha, aguardando apenas a vinda à região dos técnicos da UNESCO para que ela possa ser proclamada, para que depois essas tradições que incluem os caretos, os ritos de Inverno se possam declarar como Património Cultural da Humanidade.
Depois do anúncio da candidatura ”essa recolha e a própria candidatura será publicada e inclusive as próprias recolhas desse repositário” como afirma Costa Leite –Director Regional da Cultura do Norte.
Costa Leite mostra-se optimista mas lamenta que esse património esteja em vias de extinção. “Houve um levantamento exaustivo por parte das universidades dos dois países que tentaram ainda ir buscar, sobretudo às pessoas mais velhas, muitas lendas, tradições, ditos, cantares... houve muita coisa que se perdeu mas nós ainda conservamos muito desse património, é uma pena que se tenha perdido muitas dessas coisas”.
Susana Magalhães [06-04-2005]

Enviar um comentário