Sete distritos do país viram os números de casos de tuberculose aumentar durante o ano de 2010.

Bragança, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Portalegre e Viana do Castelo foram os locais onde se registou um aumento mais significativo da doença, mas a maior subida foi notada no distrito de Bragança.

Em termos gerias, em 2010 foi registada uma descida de novos casos de tuberculose. Os 2.372 novos casos de tuberculose representam uma diminuição de 6,4 por cento em relação ao ano de 2009 mas uma descida inferior à tendência dos últimos dez anos, que se situava entre os sete e os oito por cento.

A par deste abrandamento no controlo da doença, há o registo de distritos onde aumentou o número de novos casos, como é o caso de Bragança, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Portalegre e Viana do Castelo.

Para o coordenador do Plano Nacional de Luta contra a Tuberculose, citado pela SIC, “a explicação pode estar nas dificuldades económicas das famílias que se reflectem no adiamento da ida ao médico, atrasando o diagnóstico e levando à infecção de outras pessoas.

Desde 2002, Portugal baixou para metade o número de novos casos mas em 2009 era ainda o quinto país da União Europeia na co-infecção VIH e tuberculose”.

Enviar um comentário