Realizou-se no passado fim-de-semana em Vila Pouca de Aguiar a quinta edição da Feira do Mel e do Artesanato.

O certame, produzido no parque Termal de Pedras Salgadas, contou com mais de 60 expositores e alguns milhares de visitantes.

Os expositores presentes na edição deste ano da Feira do Mel e do Artesanato mostraram-se satisfeitos com a forma dinâmica como decorreram os dois dias deste certame regional que promove, essencialmente, os produtos locais ligados ao mel de urze e artesanato de madeira ou granito.

A cerimónia contou com a presença do edil de Vila Pouca de Aguiar, Domingos Dias, que recebeu, no parque termal de Pedras Salgadas, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Gonçalves.

Dos discursos políticos ressaltou a necessidade de uma aposta na divulgação e comercialização dos produtos locais, ficando a promessa do empenhamento do município aguiarense na implementação de medidas que permitam o escoamento dos produtos agro-alimentares produzidos naquele concelho.

O futuro quadro comunitário de apoio (QCA), através do seu programa AGRIS promete trazer boas oportunidades de desenvolvimento ao mundo rural, permitindo assim melhorar as condições económicas e sociais de quem ainda depende, em muitos casos, de uma agricultura de subsistência.

Uma outra mais valia referida nos discursos dos governantes presentes neste certame foi o projecto promovido pela UNICER, que pretende dinamizar o parque termal de Pedras Salgadas.

Desta iniciativa fez ainda parte uma prova de mel, produto considerado de grande qualidade. Segundo alguns especialistas, o mel produzido na zona de Vila Pouca de Aguiar possui características invulgares sendo considerado um bom produto biológico. Numa zona onde predomina uma flora muito favorável (urze), as produções ainda não são muito elevadas, produzindo-se em média, em todo o concelho, cerca de 30 mil quilos de mel por ano.

Enviar um comentário