O Parque Arqueológico do Vale do Côa (PAVC), em parceria com algumas entidades privadas, vai avançar com um programa de formação, onde já existem cinco cursos aprovados, entre eles o de formação de guias.

Neste momento o PAVC tem onze guias e embora aumente o seu número, não tem capacidade para empregar os dezasseis recém-formados guias desta formação, mas existe a possibilidade de serem contratados por empresas privadas com quem o Parque tem protocolos, para visitas de turistas às gravuras do Paleolítico.

A Directora do PAVC, Alexandra Cerveira Lima, justifica a pertinência deste curso e afirma que "essas empresas deparam-se, precisamente, com falta de guias qualificados” e em paralelo com as visitas promovidas pelo Parque Arqueológico do Vale do Côa e pelas empresas privadas a capacidade de levar pessoas ao vale para observarem as gravuras rupestres vai aumentar.

No âmbito deste projecto e com o intuito de melhorar a qualidade do serviço de Restauração de Vila Nova de Foz Côa, vai ser ministrado também um curso no sentido de valorizar a gastronomia e os vinhos regionais, sendo a formação da responsabilidade do chefe de cozinha Hélio Loureiro.

Enviar um comentário