Como precaução de uma possível pandemia de gripe das aves a Sub-Região de Saúde de Bragança vai implementar um projecto nos centros de saúde do distrito, fazendo em simultâneo a prevenção da gripe sazonal (influenza).

As unidades de saúde vão criar um local próprio para atender os utentes com gripe, que passarão a ter prioridade e não terão de esperar nas salas como os outros doentes, "evitando assim possíveis contágios" tal como explicou Berta Nunes, coordenadora da Sub-Região de Saúde de Bragança.

Este projecto contempla também a criação uma linha de telefone para que os habitantes do Nordeste transmontano, com os sintomas normais de gripe (febre, calafrios e dores musculares), marquem consultas só para esse fim, nos centros de saúde sem passar pelos procedimentos habituais de espera, nessas consultas serão também distribuídas máscaras de protecção, evitando assim a propagação da doença.

A coordenadora, defende que há vantagens em levar adiante a simulação, "porque pode evitar pandemias de gripe aviária e contribui-se para a diminuição da transmissão do vírus da gripe sazonal" explica.

O Outono e o Inverno foram as estações escolhidas, para o arranque desta iniciativa dado que são as épocas em que a gripe “ataca”, sendo a vacinação a forma mais eficaz de combater e minimizar esta doença.

A Sub-Região de Saúde de Bragança vai iniciar a vacinação aos profissionais de saúde que estão em contacto directo com doentes infectados com gripe, e nesse sentido vai adquirir quinhentas vacinas que deverão chegar a todos os profissionais de saúde do distrito.

Uma vez que o stock de vacinas é limitado, foi recomendado aos médicos que prescrevam o medicamento prioritariamente a grupos considerados de risco, nomeadamente pessoas com mais de 65 anos, crianças, utentes com doenças crónicas e profissionais em contacto directo com grupos de risco.

Cerca de setenta por cento de pessoas padecem anualmente com esta doença.

Enviar um comentário