A notícia da data do encerramento da maternidade de Mirandela é adianta hoje no Jornal de Notícias. Segundo aquele diário a Administração do Centro Hospitalar do Nordeste Transmontano já informou os directores de serviço que a maternidade de Mirandela encerra no dia 8 e a Câmara Municipal será brevemente informada.

Apesar desta informação os responsáveis pela gestão do centro hospitalar do nordeste transmontano não confirmaram nem desmentiram a notícia avançada hoje pelo JN.

José Silvano, Presidente da autarquia, garantiu ter informações sobre a data do fecho do bloco de partos mirandelense, que está previsto para o dia 8 de Setembro. O edil classifica ainda as declarações de Sampaio da Veiga de “surrealistas” e confirma a intenção de interpor uma providência cautelar para contrariar a decisão anunciada pelo ministro da saúde numa entrevista ao Jornal de Notícias.

Silvano mostra-se curioso em conhecer os critérios que levaram o Ministério da Saúde a optar pelo encerramento da maternidade de Mirandela, uma vez que o desempenho desta unidade hospitalar tem muito melhores resultados do que a unidade de Bragança. Daí, considera o autarca, resulta a injustiça desta decisão.

Paralelamente ao movimento político protagonizado por José Silvano, surgiu já em Mirandela um movimento cívico de cidadãos que promete lutar contra esta decisão governamental. O movimento adoptou a denominação “Por Mirandela” e centrará a sua actuação na defesa da maternidade e noutros problemas relacionados com a perda de serviços na cidade, como o encerramento da linha do Tua e a possível saída da esquadra PSP da princesa do Tua.

Rui Tulik, coordenador do movimento “Por Mirandela”, garante que estão previstas acções futuras que preferiu não revelar para manter o factor surpresa.

O Movimento tem um blog na Internet (http://pormirandela.blogs.sapo.pt/) onde aceita inscrições de todos os cidadãos que estejam empenhados em lutar pela permanência da maternidade em Mirandela.

Enviar um comentário