Agosto é o mês de excelência escolhido para as festas religiosas efectuados um pouco por todo o País. E uma festa que se preze tem que ter o tradicional fogo de artifício.

Nesse sentido, e para precaver que haja incêndios nesta época provocados pelo fogo de artificio, membros da equipa do gabinete de Protecção Civil da Câmara Municipal de Vila Real estão a percorrer os diversos espaços rurais do concelho em que se prevê a utilização de pirotecnia. O principal objectivo desta campanha é sensibilizar tanto os pirotécnicos como os responsáveis das comissões de festas.

Álvaro Ribeiro, responsável pelo gabinete de Protecção Civil, explica que "estão a ser analisados, no terreno, todos os pedidos de autorização que têm chegado à Câmara" e constata que as abordagens já efectuadas, têm sido "muito positivas, porque as pessoas têm-se mostrado muito receptivas e abertas a estas questões", e que "em alguns casos, foi necessário proceder à alteração dos locais de lançamento dos artigos pirotécnicos, por não reunirem as condições de segurança exigidas para a colocação e fixação dos dispositivos".

As "Normas Técnicas para a Utilização de Artigos Pirotécnicos", da Associação Nacional de Empresas de Produtos Explosivos foram para já adoptadas pela Câmara de Vila Real, e são um conjunto de regras que contempla, entre outras questões, a utilização, transporte e armazenagem de artigos pirotécnicos, a montagem dos referidos artigos, a área e o raio de segurança e as zonas de fogo e lançamento.

Enviar um comentário