A 5ª Convenção Europeia da Montanha vai realizar-se em Portugal pela primeira vez e vai decorrer nos dias 14 e 15 deste mês na cidade de Chaves.

Esperam-se mais de trezentas pessoas entre profissionais e convidados especialistas nesta área, vindos de 19 países da União Europeia e do leste europeu.

O tema a “Coesão para o crescimento: As montanhas como ingredientes naturais para a competitividade da Europa”, vai abrir o debate do planeamento e desenvolvimento rural, ambiente e património natural, energias renováveis, turismo e tecnologias de informação e comunicação, no ano em que é assinalada a definição na União Europeia das estratégias nacionais de desenvolvimento regional para o período 2007 – 2013.

Danuta Hübner, comissária europeia da Política Regional, e o ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Nuno Baleiras, vão participar nos trabalhos na manhã de sexta-feira, cujo debate é o futuro das políticas de desenvolvimento das zonas de montanha.

A organização da 5ª Convenção Europeia da Montanha é da responsabilidade da Associação Europeia da Montanha (Euromontana), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alto Tâmega e a Câmara Municipal de Chaves e tem o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Enviar um comentário