Decorreu no passado Domingo a Feira Anual do Azinhoso também conhecida como “Feira dos Burros”, integrada nas festividades de Nª Sra. da Natividade.

Logo após a celebração da Eucaristia decorreu a habitual gincana de burros onde se testou a perícia dos burriqueiros e a grande teimosia dos burros ao passar os diferentes obstáculos, enquanto o veterinário da AEPGA (Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino) fazia sensibilização para as correcções dos dentes de alguns animais. Durante a feira foi possível também visitar os diferentes expositores e apreciar o artesanato local.

Depois do grande almoço convívio decorreu o desfile com 78 burros e burriquinhas a concurso montados na sua maioria por crianças e jovens, sob a música de fundo de um grupo de música tradicional vindo de Lisboa que no dia anterior fez um arraial tradicional até às 4 da manhã.

O Desfile pretendia apreciar sobretudo o equipamento e a ornamentação que tradicionalmente está associada a este animal bem como as características da raça asinina mirandesa.

Depois de uma actuação dos Gaiteiros de Peredo de Bemposta realizou-se a entrega dos prémios da gincana, de salientar o prémio atribuída à Sra. Inês Perpétua, que pela sua idade e determinação em representar as mulheres recebeu além do 20º lugar um prémio que Clotilde Aleinick da Association pour la protection et promotion de l’âne en Haute-Savoie-France fez questão de entregar.

Foram ainda entregues 7prémios pela apresentação de características da raça asinina mirandesa, mais do que o prémio foi importante sensibilizar para a necessidade de fazer cruzamentos dentro desta raça para que esta se possa apurar e manter.

Todos receberam prémio de participação - um belíssimo e tradicional alforge oferecido pela Câmara Municipal de Mogadouro, mas o 1º Prémio foi para o Joaquim de Vale da Madre que representou a rigor o moço que levava o almoço aos trabalhadores do campo com os alforges cheios com a bilha da água, do vinho, a cesta, e a bota.

O convívio continuou já quase noite com os jovens promissores “Gaiteiros de Peredo”, também os fadistas de Remondes enquanto muitos já regressavam a casa.

O Azinhoso foi assim palco uma vez mais de um amontoar de gente que veio à feira já não para negociar e comercializar produtos como fazia antigamente, mas para continuar a conviver agora em torno de um animal em extinção e que importa preservar - o burro.

Para Miguel Novoa, responsável da AEPGA “Com o crescimento da Feira e um maior número de crianças a participar há um sinal de Esperança”.

Enviar um comentário