A Junta de Freguesia de Azinhoso em colaboração com a Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino (AEPGA) vão promover a 3ª Mostra de Exemplares da Raça Asinina de Miranda e Exposição de burrinhos (as) no concelho de Mogadouro.

A iniciativa, que terá lugar no próximo dia 10 de Setembro, insere-se dentro do programa de actividades promovidas no âmbito das festas de Nossa Senhora da Natividade, onde desde tempos ancestrais se promovia o comércio de gado asinino.

A feira anual de Azinhoso é fundamentalmente consagrada ao burro, constituindo-se ainda nos tempos actuais como uma das mais importantes feiras de gado desta espécie.

Este ano estima-se que estejam presentes cerca de 120 criadores que apresentarão os seus animais numa mostra promovida pela AEPGA.

Dentro do programa será ainda promovida uma gincana de burros e um desfile com o equipamento e a ornamentação que tradicionalmente está associada a este animal.

Agendado está ainda um passeio de burro e um concerto de música tradicional que encherá de ritmo a noite de sábado da aldeia de Azinhoso, no concelho de Mogadouro.

Enviar um comentário