O trânsito no IP4 vai começar a ser monitorizado automaticamente com recurso a tecnologia de imagem, sensores de controle de velocidade e uma nova variante de painéis electrónicos.

A instalação do novo equipamento começou a ser feita no início desta semana, informou a empresa Estradas de Portugal (EP).

Numa primeira fase serão instaladas 11 câmaras de vídeo, 10 painéis de mensagens variáveis, 10 sensores de tráfego e seis estações de meteorologia.

Esta tecnologia vai permitir uma maior facilidade de monitorização do tráfego naquela via principal de acesso a Espanha e única de velocidade mais rápida que permite o acesso à cidade do Porto.

A informação recolhida pelo sistema será de imediato disponibilizada aos condutores, através de informação radiofónica e dos painéis electrónicos que vão ser colocados.

A partir de agora, quem circular no itinerário principal da região transmontana terá uma informação constante e em cima da hora de todos condicionamentos de tráfego e das condições climatéricas.

No final do próximo mês todo o equipamento deverá já estar montado, nãos se prevendo com estes trabalhos qualquer tipo de impacto sobre a circulação rodoviária.

Enviar um comentário